Game Chef 2014 – Meu jogo e avaliações

Já faz tempo que o blog não é atualizado (até porque ele está passando por reformas e esteve um tempo fora do ar) então, só para não dizerem que Game Chef 2014 passou em branco, vou comentar aqui sobre o concurso, minha participação e os jogos que vou avaliar.

O Game Chef

O Game Chef, para quem pegou o bonde andando, é uma competição anual de Jogos analógicos indies com foco na inovação, onde os participantes devem desenvolver um jogo em cerca de uma semana.

Por Jogos analógicos, entenda qualquer jogo que não é digital (de videogame, computador) — isso inclui RPGs, boardgames, cardgames, LARPS, e qualquer coisa que o criador conseguir encaixar. E Indie quer dizer que tanto a competição como os jogos são independentes — não lançados por editoras. O próprio resultado da competição é definido pela avaliação dos jogos pelos próprios participantes.

Minha participação: Caça ao assassino

Minha participação na competição é o jogo chamado (provisioriamente) Caça ao assassino.

Eu quis levar à risca o tema da competição deste ano — “Não há livro” — e criar um cardgame onde as próprias cartas ditassem as regras. Mas como sou mais propenso à jogos narrativos, o resultado foi um LARP — um jogo de interpretação ao vivo, onde os jogadores se caracterizam e agem como seus personagens — embora as regras sejam bem mais similares às de um cardgame.

O jogo pode ser conferido no endereço cacaaoassassino.entbonsai.com.

Os jogos que vou avaliar

Como disse, no Game Chef os próprios participantes avaliam os jogos dos demais, sendo que cada um deve avaliar 4 jogos, e indicar apenas um destes para a segunda fase. Os jogos que terei de avaliar são os seguintes:

Ainda nem comecei a ler os jogos, mas pelo que vi destes (e de outros), os jogos do Game Chef estão absurdamente variados (e alguns até bizarros). Pelo jeito o objetivo de inovar em game design foi atingido com sucesso, pelo menos aqui no Brasil.

This entry was posted in Cultivando jogos and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>